FRASES QUE MARCAM

“Assim como as paixões, violentas ou não, jamais devem ser expressas de forma a produzir asco, a música ainda que nas situações mais terríveis, nunca deve ofender o ouvido, mas agradar; continuar a ser música enfim” (Wolfgang Amadeus Mozart).

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CONDIÇÕES PARA ORAÇÕES RESPONDIDAS

TEXTO BASE: II Crônicas 7.14-16


14. se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

15. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.

16. Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

1. O texto lido (v. 14) nos ensina quatro atitudes que devemos ter diante de Deus para que possamos ser atendidos por Ele.

1.1. se humilhar...

Humildade s. f. (latim humilitas,-atis, pequenez, modéstia). 1. Qualidade de humilde. 2. Capacidade de reconhecer os próprios erros, defeitos ou limitações = modéstiaaltivez, arrogância, orgulho. 3. Sentimento de inferioridade = rebaixamento. 4. Demonstração de respeito, submissão. =deferência, reverênciadesrespeito. 5. Ausência de luxo ou sofisticação. = simplicidade, sobriedadeostentação. 6. Pobreza, penúria. (Dicionário Priberam -http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx)

Citações Bíblicas

- Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras (Dn 10:12)

- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (I Pe. 5.6-7)

- O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida (Pv. 22:4)

- E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. (Mt. 18.3-4)

- Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tg 4.10)

1.2. e Orar ...

Orar v. intr. 1. Discursar. 2. Falar em público.3. Rezar. v. tr. 4. Pedir, rogar.

Citações Bíblicas

- Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum (Mt. 17.21)

- E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis (Mt. 21.22).

- Perseverai em oração, velando nela com ação de graças (Cl 4:2).

- Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração (Sl 102:17).

- O SENHOR está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará (Pv 15:29)

- Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada (1 Tm 4:5).

1.3. e me Buscar...

devoção (latim devotio, -onis, dedicação, sacrifício, culto). 1. Observância de certas práticas religiosas e piedosas. 2. Veneração especial. 3. Fig. Afeto, dedicação.

devotar v. tr. 1. Oferecer em voto. 2. Dedicar, consagrar. 3. Tributar; destinar.

v. pron.4. Votar-se; dedicar-se; sacrificar-se.

Citações Bíblicas

- E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração (Jr 29:13).

- Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei (Pv 7:15)

- E fez o que era mau; porquanto não preparou o seu coração para buscar ao SENHOR (2 Cr 12:14).

- Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar (2 Cr 26:5).

1.4. e se converter...

arrepender-se (ê) v. pron. 1. Ter arrependimento. 2. Mudar de tenção. 3. Desdizer-se. 4. Mudar de aspecto: ameaçando chuva.

converter (ê) v. tr. 1. Operar a conversão de. 2. Mudar, transformar. 3. Substituir. 4. Mudar (moralmente) para melhor. 5. Abraçar (uma religião).

Citações Bíblicas

- Não voltará para a terra do Egito, mas a Assíria será seu rei; porque recusam converter-se (Os 11:5)

- Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento (Lc 15:7).

- E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal (Jl 2:13).

- Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap 2:5)

- Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado (Sl 7:12).

2. Com essas quatro atitudes temos a garantia de que Deus nos ouve e responde as nossas petições (v.15)

Citações Bíblicas

- Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males (1 Pe 3:12)

- Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor (Sl 34:15).

- Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá (Sl 101:6)

- Ele, em seu poder, governa eternamente; os seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes. (Sl 66:7)

- Porque inclinou para mim os seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver (Sl. 116:2)

- Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos (Sl 18:6)

- O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido (Pv 21:13)

3. Tudo isso porque Deus nos escolheu para uma missão (v. 16)

Citações Bíblicas

- Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; (At 9:15)

- Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda (Jo. 15:16)

- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pe 1:3).

- Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado (1 Pe 2:6)


Umbelina Rodrigues de Sousa

Um comentário: