FRASES QUE MARCAM

“Assim como as paixões, violentas ou não, jamais devem ser expressas de forma a produzir asco, a música ainda que nas situações mais terríveis, nunca deve ofender o ouvido, mas agradar; continuar a ser música enfim” (Wolfgang Amadeus Mozart).

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PERSPECTIVA DE VIDA À LUZ DA BÍBLIA

Textos Base:

Êxodo 20:12: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá

Efésios 6:2-3: 1. Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

Introdução

Se nos fosse dado escolher até quantos anos queremos viver aqui na terra, o que escolheríamos? Apenas mais um ano? Certamente que não, iríamos escolher viver muito tempo. Ezequias orou a Deus e chorou muitíssimo quando soube que estava para morrer. (II Rs 20: 1-3). O salmista orou: Não me leves na metade da minha vida(Sl 104:24a).

No jornal Correio da Paraíba, no caderno Milenium do dia 13/07/2008 saiu a seguinte manchete: Crianças Centenárias; cientistas brasileiros estão preparando mil meninos e meninas para que vivam mais de 100 anos.

Sempre que ouvimos uma notícia sobre alguém que conseguiu passar dos 100 anos ficamos admirados, porque isso acontece?

O homem deseja viver o máximo de anos possíveis neste mundo mesmo dizendo que, por causa da maldade, neste não dá mais para viver.

Qual a razão desse paradoxo?

Deus fez o homem para viver

  • Todos os dias de Matusalém foram de 969 anos e morreu (Gn. 5:27);
  • Todos os dias de Maalaleel foram de 895 anos e morreu (Gn. 5:17);
  • Todos os dias de Lameque foram de 777 anos e morreu (Gn. 5:31);
  • Viveu Sem 500 anos (Gn. 11:11);
  • Viveu Héber 430 anos (Gn. 11:17;)
  • Todos os dias de Enoque foram de 365 anos. Andou Enoque com Deus e já não era porque o Senhor o tomou para si (Gn. 5:23, 24);
  • Havendo Terá vivido 205 anos (Gn. 11:32);
  • Foram os dias de Abraão 175 anos, morreu em ditosa velhice, avançado em anos (Gn. 25:8);

O pecado (desobediência) encurta a vida

  • O meu espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão de 120 anos (Gn. 6:3);
  • Os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os anos... Os dias de nossa vida sobem a 70 anos, ou em havendo vigor a 80 , nesse caso o melhor deles é enfado e canseira (Sl. 90: 9-10);
  • Quem maldisser pai ou mãe será punido de morte (Ex. 21.15,17; Mt. 15.4-5);
  • Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte (Pv. 8.36).

A expectativa de vida do ser humano está aumentando graças à evolução da farmácia, da nutrição e da medicina. Conseqüentemente, a população mundial tem apresentado uma vida mais longeva. Estima-se que, em 2025, o Brasil será o sexto país em pessoas com mais de 60 anos de idade (SILVESTRE et al. 1996). Essas projeções têm motivado a realização de inúmeros estudos demonstrando os benefícios da atividade física para um envelhecimento saudável, com uma nova perspectiva de vida mais ativa.

Uma pesquisa apontou que as pessoas com mais de 75 anos correspondem a somente 5% da população. Em 1950, o percentual de maiores de 60 anos de idade era de 8,2%; em 2000, essa faixa etária alcançou 10%. As projeções para 2050 estimam que a terra abrigará 21,1% de pessoas idosas. No Brasil, os índices são semelhantes: em 1950, 4,9%; em 2000, 7,8%, e no ano 2050, teremos 23,6% de idosos.

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer apresenta interessante evolução: entre 1950 e 1955 era de 50,9 anos; entre 2000 e 2005, de 68,3; e estima-se que entre 2045 e 2050 a expectativa de vida do brasileiro seja de 76,9 anos de idade. (http://www.pimenet.org.br/mundoemissao e http://www.portaleducacao.com.br)

O esforço da ciência não impede que a média de vida do homem (70 anos) fuja da sentença de Deus.

A obediência prolonga a vida

· Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor (Cl. 3.20). Quem obedece agrada a Deus

· E agora eis que o senhor me conservou em vida, como prometeu... e, já agora sou de 85 anos. Estou forte ainda hoje, como no dia que Moisés me enviou (Js. 14-10-11);

· O temor do Senhor prolonga a vida, mas os anos dos perversos serão abreviados (Pv. 10:27);

· Honra a teu pai e a tua mãe (que o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra (Ef. 6:2-3).

· Acrescentarei aos dias de sua vida mais quinze anos. (II Rs 20:6);

· Porque a longevidade do meu povo será como a da árvore, e os meus eleitos desfrutarão de todas as obras das suas próprias mãos (Is. 65:22);

· Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque se aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz (Pv. 3.1-2).

· Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, para que se multipliquem os anos da tua vida (Pv. 4.10).

O problema não é morrer, pois todos nós morreremos, salvo os que serão arrebatados na vinda do senhor. O problema maior e, que deve a todo custo se evitado é morrer sem ser salvo e sofrer a eterna perdição.

· Porque o salário do pecado é a morte (morte eterna – grifo nosso) (Rm 6:23);

· Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do filho de Deus, e os que a ouvirem viverão (Jo 5:25)

A morte foi derrotada pelo Senhor Jesus em sua ressurreição e assegurou o cumprimento de sua promessa de ressurreição para todos na sua volta. Em 1 Coríntios 15.54-57 ao ensinar aos crentes a certeza que há de que Cristo ressuscitou e que todos nós havemos de ressuscitar Paulo permite que observemos O Cântico de Vitória Sobre a Morte:

a) Quando se der esta transformação (ressurreição e imortalidade) cumprir-se-á as promessas sobre a vitória de Cristo em relação à morte (v.54).

b) A morte é inimigo cruel e ela se apresenta como um aguilhão, a arma de um animal venenoso (v.55).

c) Essa arma é o pecado cuja força é a lei que nos condena, declarando o pecado e suas conseqüências (v.56).

d) Em Jesus Cristo nós alcançamos vitória sobre a lei, e sobre o pecado (v.57).

e) O pecado e a morte não têm mais domínio sobre nossa alma, porque já estamos com Deus; nem sobre o nosso corpo que ressuscita, garantido pela ressurreição de Cristo.

Satanás causador da morte será vencido e esmagado; logo a morte também será (Rm 16.20). A grande bênção da vida cristã, pela qual cada crente deve render graças a Deus constantemente, é a certeza de que, morrendo, irá imediatamente para o céu, lugar da habitação de Deus, e onde não existe mais sofrimento nem morte.

CONCLUSÃO

A obediência é uma resposta ativa e positiva àquilo que ouvimos.

· No Antigo Testamento na aliança entre Deus e os homens a obediência era a base para se experimentar o favor de Deus. Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. (Ex. 19.5-6a)

· Samuel enfatizou que Deus não tinha prazer em sacrifício e sim em obediência. Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros (I Sm. 15.22)

· A promessa de uma nova aliança enfatizava a obediência como dom de Deus. Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Jr. 31.33)

· No Novo Testamento a obediência de Cristo contrasta com a desobediência de Adão. A desobediência de Adão trouxe morte, mas a perfeita obediência de Cristo trouxe graça, justiça e a vida. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados (I Co. 15.21-22)

Então, o que nos resta fazer?

· Temer a Deus e guardar os seus mandamento, pois é nosso dever. De tudo o que se tem ouvido a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau (Ec. 12.13-14)

· E orar como orou o salmista: Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos coração sábio (Sl. 90:12)

Umbelina Rodrigues de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário