FRASES QUE MARCAM

“Assim como as paixões, violentas ou não, jamais devem ser expressas de forma a produzir asco, a música ainda que nas situações mais terríveis, nunca deve ofender o ouvido, mas agradar; continuar a ser música enfim” (Wolfgang Amadeus Mozart).

domingo, 29 de julho de 2012

MOTIVOS PARA LOUVAR A DEUS (SALMO 24)



Texto Bíblico:

Salmo 24:1 DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. 2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. 7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

Introdução

Na maioria dos salmos de David, o salmo inicia-se com o título Mizmor LeDavid, ou “Cântico de David”. Em raras exceções, como o Salmo 101 e o 24, por exemplo, o início do salmo é LeDavid Mizmor, ou “De David, um Cântico”.  Há uma diferença entre “Cântico de Davi” e “De Davi, um Cântico”. O significado é bem profundo.
Segundo os sábios do judaísmo, Davi cantava e tocava, com o intuito de elevar-se e obter inspiração, a partir disso, ele compunha maravilhosos louvores,  estes são conhecidos no mundo todo e esses salmos foram intitulados “Cântico de Davi”. Mas, às vezes, Davi, através do isolamento e da meditação, atingia certo grau de inspiração. Dessa inspiração compunha mesmo sem cantar. Estes cânticos traziam o título “De David, um Cântico”, pois a inspiração veio à Davi antes da música.
Todos os salmos são belíssimos, e é interessante saber mais sobre a forma como que eles foram compostos, isso ajuda a compreender melhor o real significado do Salmo e a mensagem nele contido e nos aproxima mais do autor/compositor, dando um clima intimista ao estudo ao à execução deste louvor.

Elucidação

Salmo 24 foi composto por Davi assim que o terreno para o Templo Sagrado foi comprado, e ele levantou um altar para oferecer sacrifícios de agradecimentos, como podemos ler em II Samuel 24:18-25. Este Salmo faz parte dos Cânticos Diários: é o cântico para ser cantado no primeiro dia da semana, o domingo.
Três partes dividem o Salmo 24: a primeira fala da obra da Criação e reforça que tudo pertence a Ele; a segunda nos mostra os requisitos para estar diante do altar de Deus; a terceira exalta a Grandeza do Sagrado diante do Templo. Assim encontramos no salmo 24 três motivos para louvar a Deus:

1º Motivo: Tudo pertence a Deus

1 DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.

Davi fala que toda a Criação pertence ao Criador. A justificativa é simples e objetiva: “Porque Ele a assentou sobre os mares e a estabeleceu sobre os rios”. Alguém ousaria discordar?
O salmista é enfático ao declarar: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude...!" (v. 1). O motivo é evidente: tudo pertence ao Senhor porque tudo foi criado por Ele, e por Ele tudo subsiste! (v. 2).
Quem é o Senhor de toda a terra? Quem a fundou sobre os mares e a firmou sobre rios? A resposta ecoa por toda a bíblia, mas destacamos o que disse o apóstolo João: "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (Jo 1:3).
Cristo é o Senhor de toda a terra! Foi Ele quem fundou a terra sobre mares e a firmou sobre os rios.

2° Motivo: Só os servos de Cristo subirá ao monte do SENHOR

3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação. 6 Tal é a geração daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.

Este Salmo complementa a ideia do Salmo 15 ao demonstrar quem pode estar no santo lugar de Deus. Porém, o Salmo 24 demonstra que as mesmas qualidades anunciadas pertencem aos filhos de Deus.
As perguntas do verso 3 são as mesmas que abrem o Salmo 15: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?" (v. 3). As características daquele que subirá ao monte que pertence ao Senhor, e que se assentará no lugar que lhe é próprio, vem no verso seguinte: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" (v. 4).
À primeira vista, parece simples, mas para estar diante do altar de Deus, somente sendo um ser totalmente desprovido de imperfeições. Alguém é limpo de mãos quando não comete nenhum pecado. Para que isso não ocorra, o pecado não deve sequer beirar os nossos pensamentos, o que nos leva ao segundo requisito: ser puro de coração.
Quem é o homem limpo de mãos e puro de coração? Dentre os nascidos de mulher, somente Cristo foi puro de mãos e de coração!
Todos os homens nasceram de Adão, e, portanto, nenhum deles nasceu puro de coração, pois em iniquidade foram formados e em pecado foram concebidos (Sl 51:5). Não há dentre os nascidos de mulher alguém que seja justo e puro de coração, pois todos se desviaram e tornaram-se culpáveis e imundos diante de Deus (Rm 3:9- 18).
'Este', ou seja, 'aquele que é puro de mãos' (Cristo - o servo do Senhor), é quem haveria de receber a bênção e a justiça das mãos do Senhor! O personagem do verso 5 é efetivamente aquele que subirá, ou antes, subiu ao monte do Senhor e se assentou no lugar santo (vs. 3 e 4).
Quando o salmista especifica que Cristo receberá de Deus a 'bênção' e a 'justiça', isto demonstra que tais bênçãos são concedidas somente por direito. A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai (Sl 16:11).
Deste ponto em diante o salmista passa a descrever os co-herdeiros com Cristo". Até o verso 5 o salmista profetizou acerca de Cristo, e no verso 6 ele profetizou acerca dos filhos de Deus gerados em Cristo. Ele demonstra sua fé, dizendo a Deus que aquela geração seria a geração que teria tais condições. E a nossa geração, como está?
"Tal é a geração daqueles que o buscam..." (v. 6). Da mesma forma que Jesus declarou ser limpo de mãos e puro de coração, os que creem em Cristo conforme a Escritura também são limpos de mãos e puros de coração.
Da mesma forma que Cristo é, são os cristãos aqui neste mundo: "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo" (I Jo 4: 17).  O apóstolo João ao escrever este versículo tinha em mente o que Davi profetizou acerca da nova geração e da nova condição que teriam aqueles que cressem em Cristo, o Deus de toda a terra (v. 1).
A geração dos que buscam a Deus através de Cristo são qual Cristo é! Estes são nascidos da água e do Espírito, e portanto, são filhos de Deus (Jo 3: 5). Deus é luz, e os que são nascidos de Deus são luz (Ef 5: 8).
Da mesma forma que Cristo andou entre os homens com um coração humilde e manso, os que aprenderam dele também são mansos e humildes no intimo: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Mt 11: 29).
Todos quantos buscam a face do Deus de Jacó, que Cristo manifestou aos homens (Jo 1: 18), são geração do Senhor, filhos do Altíssimo (I Jo 3:1-2; Gl 3:26). Nasceram da semente incorruptível, que é a palavra de Deus, e são novas criaturas em Cristo Jesus (II Co 5: 17).

3° Motivo: Cristo é o Rei da Glória

7 Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
8 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra.9 Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. 10 Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá.)

Observemos o que diz os seguintes versos: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" (Pv 31: 23). "Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." (Jó 29:7).
Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..." (v. 7), ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres) que exercem domínio e juízo entre os homens.
Quando os homens, na época de Jó, viam-no aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam  e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência (Jó 29:7-10).
O rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra (Pv 31:23).
Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Provérbios 31:23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29:7.
O lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, se reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As portas eram vetadas as pessoas comuns do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas".
Assim, o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo, quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.
"Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! É um ato semelhante ao recomendado por Davi: "beijai o Filho" (Sl 2:12).
Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo, 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger com vara de ferro as nações Salmo 2: 9. É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois ele entrou e se assentou entre as nações para exercem o domínio.
Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais (Ef 3:10), e por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" (v. 7). As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre.
"As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" do governo celestial. Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" (v. 8).  O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos (v. 10).

Conclusão

Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra (...) pois ele a fundou..." (vs. 1 e 2). A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.
As primeiras perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor (v. 3), e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" (v. 8).
O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se, é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra (v. 1), Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (v. 4), o Rei da Glória (v. 8)!
Portanto louvemos sempre a esse Rei da Glória, pois “fica-lhe bem o cântico de louvor” (Salmo 147.1). Engrandeçamos o nome de Adonai Tzevaot, o Eterno dos Exércitos, pois Ele é o Rei da Glória!

Umbelina Rodrigues de Sousa

23 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom, li algumas coisas folhe-ei algumas postagens, gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, e espero que continue se esforçando para sempre fazer o seu melhor, quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha. Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que haja muita felicidade e saude em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo Antonio Batalha. Agradeço a sua visita e seus elogios. Fico feliz que meu blog tem contribuído para o crescimento das pessoas. Esse é o meu objetivo contribuir na propagação do Evangelho de Cristo.

      Excluir
  2. Lucy,
    Agradeço sua visita. Já estou seguindo seu blog.
    Abraços, Umbelina.

    ResponderExcluir
  3. Estava pesquisando material sobre o Salmo 24, em especial sobre o versículo 1. Encontrei um bom estudo no seu blog. Também tenho um blog: www.wilson-ribeiro.blogspot.com
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que meu blog lhe foi útil. Que 2015 seja muito abençoado pra você. Abraços fraternos da irmã sempre a disposição para servir.
      Umbelina Rodrigues

      Excluir
  4. bons estudos irmaos que Deus esteja com voce

    ResponderExcluir
  5. bons estudos irmaos que Deus esteja com voce

    ResponderExcluir
  6. Esse estudo foi feito com excelência, Deus continue inspurando-a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela visita e pelo elogio. Que Deus me graça para continuar fiel aos seus propósitos.

      Excluir
  7. Esse estudo foi feito com excelência, Deus continue inspurando-a.

    ResponderExcluir
  8. Esse estudo foi feito com excelência, Deus continue inspurando-a.

    ResponderExcluir
  9. Gloria a Deus por este estudo

    ResponderExcluir
  10. Muito bom mesmo, me ajudou bastante! Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz. Obrigada pela visita. Que Deus a abençoe grandemente.

      Excluir
  11. Boa noite com a paz do Senhor Jesus,gostaria de entender a explicaçao relatada no Salmos 16.11, onde diz : Tu me faras ver os caminhos da vida; na tua presença a plenitude de alegria,NA TUA DESTRA,delicias perpetuamente. Quero Resaltar que nao existe nesse verso essa frase:"Perpetuamente a direita do pai" . O Salmista diz destra o mesmo que PODER ,ou seja,no teu poder delicias perpetuamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu caro. Primeiramente peço perdão pela demora, mas não esqueci da sua pergunta e estou aqui para reponde-lo.
      O comentário em questão nos mostra que as bênçãos que recebemos só as recebemos por causa de Cristo, e quanto ao versículo 11 de Salmo 16, a palavra destra tanto pode ser traduzida como PODER, como MÃO DIREITA ou como À DIREITA (Destra: Mão direita. Palavra usada com uma figura de linguagem, para indicar habilidade poder ou autoridade, intimidade, lugar de honra próximo de alguém - http://biblia.com.br/dicionario-biblico/d/destra/), no verso em questão a tradução para destra é Á TUA DIREITA OU À TUA MÃO DIREITA e, lemos assim em algumas traduções da Bíblia; na Almeida Corrigida e Fiel: "Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; À TUA MÃO DIREITA há delícias perpetuamente"; na NVI: "Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer À TUA DIREITA"; NA Almeida Revisada Imprensa Bíblica: "Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; À TUA MÃO DIREITA há delícias perpetuamente". Eu fiz uma citação do versículo quando escrevi: A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai, eu estou apenas aplicando a compreensão de que à direita Deus recebemos as bênçãos que Cristo conquistou para os seus filhos, pois segundo Derek Kidner "a destra de Deus distribui bênçãos e dádivas (cf Gn 48:14ss; Pv 3.16) e ainda segundo Champlim à direita ou a mão direita é o lugar de honra, ou seja, a fonte de todas as provisões e benefícios (cf Sl 45.9, mt. 25.33,34). Da mesma maneira que Cristo está atualmente à mão direita do Pai, também os homens redimidos estarão à mão direita de Cristo (Ver Hb 1.3).
      No amor de Cristo, estou à disposição.
      Abraços, Umbelina Rodrigues.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Faço parte de um grupo de varoas na minha igreja, só que percebi que a dirigente do grupo está estranha comigo há um tempinho, então tive vontade de deixar o grupo, vim para minha casa pensando nisso, orei e pedi direção a Deus, pedi para que ele me desse uma palavra na bíblia, qd abri a bíblia aleatoriamente caiu em salmo 24, confesso que não entendi, então vim estudar a palavra no Google e encontrei "motivos para adorar ao Senhor", eu acho que resposta mais clara do que está não há, como Deus é fiel e ouve minhas orações, ele acalmou meu coração e me deu a resposta que eu precisava. Parabenizo vc Umbelina pelas palavras simples e claras para o entendimento dos leitores, sem palavras difíceis e complicadas para que todos entendam. Que Deus continue te iluminando e lhe abençoando cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor irmã Rosa. Fico muito feliz que este estudo tenha ajudado a irmã, pois este é o meu objetivo ser usada por Deus para abençoar as pessoas por meio desse canal de comunicação.
      Oro para que Deus continue dando as respostas que você precisa e que através da sua vida o Senhor seja glorificado.

      Excluir
  14. A paz do nosso senhor jesus. Deus te abençoe. Entre tantos cites, vim parar aqui, e fico muito satisfeito com tanto conhecimento, Deus te abençoe Umbelina, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor Eduardo. Agradeço a visita e fico feliz que que Deus tenha falado ao seu coração, agradeço os elogios, só desejo que o conhecimento que Deus tem me dado contribua para que Ele mesmo seja glorificado .

      Excluir